IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

07/01/2009

PERIODO DE CHVAS ESTÁ ATRASADO

Chuvas ainda estão abaixo do esperado no Pará

Apesar da forte chuva que caiu ontem, no início da tarde, em Belém, para os meteorologistas, o paraense ainda não vive o período chuvoso. As chuvas intensas e constantes que costumam chegar no final do mês de dezembro e se estendem até fevereiro ainda não têm previsão para darem as caras por aqui. Pelo menos não para quem vive nos pontos mais altos do Estado como as regiões que abrangem a ilha do Marajó, norte e nordeste paraense.
Segundo a chefe da seção de previsão do tempo do 2° Distrito de Meteorologia (2° Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Aylci Barros, somente as regiões Oeste e Sul do Pará já vivem o período de chuvas mais intensas desde dezembro. Segundo a meteorologista, isso acontece porque as chuvas estão associadas, principalmente, à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que ainda não está exercendo sua influência no Pará.
A ZCIT é um cinturão de nuvens localizado a altura da linha do equador. Este fenômeno é considerado o sistema meteorológico mais importante na determinação de quão abundante ou deficiente serão as chuvas nas regiões Norte do Nordeste do Brasil. Segundo Aylci Barros, 'a zona intertropical ainda está acima da linha do equador e por isso o tempo chuvoso está atrasado no Estado', afirma.
(Amazônia)

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.