IPTU: contribuintes ainda podem ter desconto
Terminou ontem o prazo para que os contribuintes pudessem pagar em cota única o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2009 e ganhar 15% de desconto no valor total do imposto. Mesmo assim, quem ainda não pagou e quer quitar toda a dívida de uma vez até março, ainda pode ganhar um desconto de 10%.
“Agora o contribuinte ainda pode aproveitar a segunda cota, que vence em 10 de março”, confirma Maria Alice Leal.
MOVIMENTO - Ontem, o movimento na Central de Atendimento foi intenso na Secretaria de Finanças (Sefin), com a média de atendimento de 400 pessoas. É o caso do autônomo José Leal, que levou o carnê para tentar o desconto. “Acho que se eu pagar agora sai quase pela metade do valor”, afirmou. “É bem melhor do que ter que parcelar e pagar juros depois”.
O desconto se soma ao bônus dado pela Sefin no pagamento do IPTU de 2008, para quem quitou o valor daquele ano até 29 de dezembro e que já vem descontado no carnê deste ano. O desconto é de 25% para imóveis residenciais e 30% para não residenciais.
Em 2009, segundo a Secretaria de Finanças, o número de contribuintes cadastrados é de 379.597 pessoas. Desses, 163.547 são isentos pelo valor venal, ou seja, possui imóvel com valor menor à R$ 28.899,91. Já 206.174 moradores terão que pagar, obrigatoriamente, o imposto municipal este ano.
Em caso de não recebimento do carnê, o cidadão deverá dirigir-se à Central de Atendimento ao Contribuinte da Sefin, na avenida Presidente Vargas, ou aos postos de Mosqueiro e Icoaraci, para solicitar a segunda via do documento e regularizar seu cadastro. (Diário do Pará)
Nenhum comentário:
Postar um comentário