Alter-do-Chão, o Caribe do BrasilEm Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o Rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico da região.
A vila fica a 30 km de Santarém, na região central do Estado do Pará. Representa o mais famoso balneário do município. É a mais procurada da região e parada obrigatória na rota de cruzeiros estrangeiros. Banhada pelo Rio Tapajós, tem formação de praias fluviais temporária, na época da vazante (de agosto a dezembro). Uma das curiosidades do lugar é o encontro dos rios Tapajós e Amazonas, que não se misturam. De um lado, as águas azul-esverdeadas do Tapajós e, de outro, as águas barrentas do Amazonas. O espetáculo pode ser visto logo na entrada da cidade. Outro atrativo é o lago verde, cujas águas mudam de cor durante o dia, de azul para verde.
Conhecida também como “Caribe Amazônico”, Alter do Chão é palco da maior manifestação folclórica da região, o Çairé, criado pelos índios como forma de homenagear os portugueses, atrai turistas do mundo todo.
Como chego lá:
Localizada na margem direita do Rio Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, o acesso ao santuário de Alter do Chão faz-se por via rodoviária, marítima e aérea. Uma viagem de barco de Belém para Santarém demora, em média, 53 horas, ou seja, dois dias e mais 5 horas. Acesso também pela rodovia PA-457. Distâncias: Santarém: 32 km, Belém: 1511 km
Nenhum comentário:
Postar um comentário