IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

12/11/2008

O EMPREGO NA INDUSTRIA PARAENSE

Emprego na indústria volta a crescer
O emprego no setor da indústria voltou a crescer, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese- PA) e da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).Para o presidente da Fiepa, José Conrado, o último trimestre foi de crescimento, com destaque para o setor de Mineração, por contratos e projetos aprovados até 2012. “A construção civil e o setor de transportes também cresceram. Houve muitos empregos gerados pelos grandes projetos no Pará, incluindo o Programa de Aceleração do Crescimento e os grandes projetos de mineração, que devem aumentar 122 mil novas vagas só no Estado”, disse Conrado.
Segundo o presidente da Fiepa, 20% destas vagas estão concentradas na Grande Belém e, apesar de haver um percentual maior de vagas no sul do Pará, em todo o Estado o emprego formal está crescendo. “A expectativa é de que esse panorama continue aumentando. Com o crescimento da indústria de mineração, acontece também um crescimento das indústrias que já estão instaladas aqui há algum tempo, como a de movelaria, confecção, alimentos e calçados, que se beneficiam da geração de empregos na mineração”.
O Dieese aponta que a indústria de transformação voltou a crescer em setembro em todo o Pará. Com base em dados do Ministério do Trabalho, o Dieese apontou também que nos últimos 12 meses houve queda na geração de empregos no setor.
Segundo o Dieese, foram realizadas em setembro de 2008 no setor em todo o Pará 4.857 contratações contra 3.997 desligamentos, gerando um saldo positivo de 860 postos de trabalho. Em setembro de 2008, foram feitas na região Norte 13.605 contratações contra 11.609 desligamentos, gerando um saldo positivo de 1.996 postos de trabalho e um crescimento de 0,73%.

(diário)

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.