Dengue hemorrágica ja atingiu 142 pessoasMinistério da Saúde deve divulgar, até o próximo dia 20, um levantamento da situação da dengue no Estado. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) acredita que não mostrará um quadro favorável.
Segundo o técnico do Núcleo de Endemias da Sespa, Rubens Souza, a dengue aumentou em relação ao ano passado. "A expectativa é que possa haver um resultado de surto epidêmico", afirma.
Para ele, os casos de dengue não aumentaram de fato, o que aumentou foi o número de notificações feitas pelos municípios.
"Antes, os casos de dengue já eram alto, mas não eram notificados.
Os médicos registravam apenas como uma virose e, agora, depois das capacitações, o número de notificações subiu", afirma.
Em 2007, a secretaria registrou mais de 20 mil casos no Estado, sendo 9.824 confirmados, 138 com dengue hemorrágica e 27 pessoas foram a óbito. Até agosto deste ano, 25.211 casos já foram notificados, 142 pessoas com dengue hemorrágica e 26 pessoas morreram.
Souza explica que os casos de dengue e as notificações aumentam no período de janeiro a maio por conta das chuvas, mas, segundo ele, as notificações não são feitas adequadamente. "Nesse período de chuvas, alguns municípios notificam como dengue sem antes fazer os exames adequados", explica.
Mais de 30 municípios estão na lista de prioridades para as ações de conscientização e campanha contra a dengue.
Entre os municípios considerados de alto risco estão Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém, Tucuruí, Tailândia, Barcarena, Santarém e Santa Isabel. Segundo Souza, este ano, a Sespa trabalhará em parceria com o Ministério Público para cobrar dos municípios que executem as atividades previstas no programa nacional de prevenção da dengue. Além disto, a Secretaria deve intensificar durante o período chuvoso as ações com os municípios. "No ano passado foram contratados, pela Prefeitura de Belém, mais de 300 funcionários. Este ano estão previstas mais contratações para evitar o surto em Belém", afirma.
(O Diário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário