IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

20/11/2008

BIBLIOTECA MUNICIPAL = ABANDONO

Descaso na educação
Usuários da biblioteca municipal Avertano Rocha denunciam descaso com o bem público. Segundo os denunciantes, a prefeitura de Belém relegou a biblioteca a um estado de abandono quase total. Até mesmo os projetos de extensão teriam sido suspensos por falta de estrutura.
'A situação é ridícula', declarou o ator e arte-educador Evanildo Mercês. 'É só chegar na frente do prédio para ver a displicência com que a prefeitura de Belém trata a cultura do município. Principalmente em Icoaraci. A biblioteca Avertano Rocha é um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais da cidade.'
Ainda segundo Mercês, a Biblioteca Pública Municipal de Belém Avertano Rocha, abrigada no Chalé Tavares Cardoso, antes referência como espaço de realização, fomentação e difusão cultural na cidade, vive um estado de retrocesso para os estudantes e os movimentos culturais. 'Durante a campanha pela reeleição, o prefeito [Duciomar Costa] descaradamente passou asfalto aonde nem precisava, que eram as ruas principais de Icoaraci. Mas ele não tem sensibilidade suficiente para entender que a cultura também é importante para uma cidade', disparou Mercês.
Construído no final do século 19, o casarão guarda traços e histórias do rico período da borracha na Amazônia. Era a casa de veraneio do tradicional livreiro português Eduardo Tavares Cardoso, dono da Livraria Universal. Após a sua morte, o casarão foi vendido ao Governo do Estado e, em 1972, foi transferido para o domínio do município de Belém e transformado na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha. 'A Biblioteca Pública Municipal de Belém Avertano Rocha, a despeito do que muitos pensam, é atualmente o retrato de um ambiente semimorto, de fachada pacata e grotesca, cujo prédio sufoca os livros onde as letras se transformam em pó', ressaltou Marcês.
Nem a diretora da biblioteca nem a assessoria de comunicação da Fumbel foram encontradas para responder às acusações.

(Amazônia)

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.