IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

13/04/2009

SITE DO ARQUIVO PÚBLICO DO PARÁ

Lançamento do site marca os 108 anos do Arquivo Público do Pará
O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep) comemora 108 anos de criação no próximo dia 16 de abril (quinta-feira), aliando novas tecnologias ao importante trabalho de restauração documental. Em 2009 é comemorado ainda o primeiro aniversário da Associação Amigos do Arquivo Público (ARQPEP).
Para comemorar os 108 anos do órgão e o primeiro aniversário da Associação será lançado na quinta-feira, às 16h30, o site da instituição,
www.apep.pa.gov.br, que pretende ser um canal de comunicação com a comunidade, mostrando a importância do acervo e agilizando o acesso às informações. Nesse sentido, as novas tecnologias da comunicação se tornam aliadas de quem preserva e documenta a história.
Criado em 1901, o Arquivo Público possui um acervo com mais de 4 milhões de documentos, sobre diversos temas, como escravidão negra, indígena, Candomblé, Cabanagem, informações sobre autoridades religiosas e segurança pública. Instalado em um prédio de estilo neoclássico, na travessa Campos Sales, bairro do Comércio, em Belém, o Arquivo Público do Pará é um dos mais importantes do país.
Manuscritos - O órgão preserva a memória paraense desde o século XVII. Aberto à visitação pública, quem entra na instituição se depara com uma imensidão de manuscritos divididos em grandes galerias. Documentos avulsos e encadernados estão disponíveis para consulta e pesquisa.
O acervo é bem conservado por meio de digitalização e de microfilmagem do acervo, para evitar a ação do tempo e minimizar o desgaste do material. A maioria dos frequentadores é formada por professores universitários em busca de fontes de pesquisa, mas qualquer pessoa pode ter acesso aos documentos que preservam a história da Amazônia.
Serviço: Lançamento do site do Arquivo Público do Estado do Pará dia 16 de abril, às 16h30, no prédio do Apep. O Arquivo está aberto ao público de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 17h30.

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.