Belenense é o que mais bebe em todo o BrasilAumentou o consumo de bebidas alcoólicas entre homens e mulheres de Belém. Dados do Ministério da Saúde divulgados ontem mostraram que, em 2008, os homens belenenses assumiram a liderança do ranking nacional de consumo abusivo de álcool. A população de Belém está empatada com a de Palmas (TO) no segundo lugar entre as que mais consomem bebidas alcoólicas nas capitais brasileiras.
Em Belém, a frequência de adultos que, nos 30 dias anteriores à pesquisa, consumiram, em uma única ocasião, mais de quatro doses (mulheres) ou mais de cinco doses (homens) de bebidas alcoólicas, totalizou 23,7%. Um aumento significativo em relação ao ano anterior (20,3%). O consumo abusivo de álcool foi bem mais alto entre homens (37,2%) do que entre as mulheres (12,2%) de Belém. Mas o crescimento foi alto para ambos os sexos e superou a marca de três pontos percentuais.
Em 2007, o percentual de homens belenenses que beberam de forma abusiva totalizou 34,7%, o que os colocava na terceira posição entre a população das capitais brasileiras. O aumento do ano passado os pôs no topo da lista.
A população feminina da capital também registrou aumento importante no consumo de bebidas alcoólicas. Em 2007, quando o índice era de apenas 8%, as belenenses ocupavam um dos últimos lugares no ranking brasileiro. No levantamento do ano passado chegaram ao quarto lugar. A dose de bebida considerada na pesquisa do Ministério da Saúde foi uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de destilados como uísque ou vodka.
(Diário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário