Polícia do Pará prende 12 do MST por porte ilegal de armas
Doze trabalhadores rurais ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foram presos no último final de semana na zona rural de Eldorado do Carajás (PA), depois de terem sido flagrados carregando armas sem documentação, segundo a CPT (Comissão Pastoral da Terra).
José Batista, integrante da CPT e advogado do MST, afirmou que os homens estavam acampados na fazenda Maria Bonita, da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, controlada pelo grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.
A propriedade foi invadida em julho do ano passado. Desde então, sem-terra entraram em ao menos outras três fazendas da empresa no sul do Pará. Há mandados de reintegração de posse deferidos a favor do grupo, mas eles ainda não foram cumpridos pelo governo do Estado, o que gerou um atrito entre o Judiciário e a governadora Ana Júlia Carepa (PT).
Batista disse que as prisões aconteceram ontem, quando o grupo foi parado por policiais na PA-150.
Ele confirmou que todos portavam armas, como cartucheiras (espingardas supostamente usadas para caçar), "por fora" (espingardas artesanais) e um revólver calibre 38, e que não tinham porte de nenhuma delas. Eram uma precaução, caso houvesse confronto, disse.
A assessoria da Secretaria Estadual da Segurança Pública deu uma versão diferente para as prisões. Disse que aconteceram no sábado, e que eles foram presos sob a suspeita de praticarem assaltos na rodovia.
Ao serem descobertos, no início da tarde, estavam "entrincheirados" à beira da PA-150, portanto armas de "grosso calibre" e "encapuzados", segundo a secretaria.
Para a secretaria, eles eram criminosos que se esconderam no acampamento da Maria Bonita para despistar a polícia. Batista refutou essa versão, e disse que ela é uma "invenção" e que tem intenção "política".
Indiciados por porte ilegal de armas, os homens continuavam presos em Marabá (PA) até a conclusão desta reportagem. A Santa Bárbara não se pronunciou sobre o episódio.
Hoje, os integrantes do MST deixaram a sede da fazenda, após negociação com a Justiça, e mantém invadida apenas uma área próxima à rodovia
BLOG VOLTADO PARA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS E ACONTECIMENTOS RELACIONADOS AO ESTADO DO PARÁ..
IMPOSTOMETRO
**********FRASES E PENSAMENTOS**********
...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.
********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
31/03/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Busca no blog
Digite a palavra aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário