IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

20/11/2008

MENSALIDADES ESCOLARES

Mensalidades escolares podem ser reajustadas em até 8%
Apesar de o Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Socioeconômicos (Dieese-PA) ter esperado que a reunião com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado do Pará (Sinep) ocorresse hoje, a definição do percentual de aumento para as mensalidades escolares do ano de 2009 só deve ser discutido, pelo sindicato patronal, em dezembro.
Segundo a vice-presidente do Sindicato das Escolas Privadas do Pará, Suely Menezes, a categoria está esperando que saia uma resposta sobre o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), que, de acordo com Menezes, serve de base para a definição do percentual do aumento das mensalidades escolares. "Seria irresponsável da nossa parte definir um índice, já que não temos ainda uma resposta do INPC e estamos passando por um momento de crise", afirma.
Ainda de acordo com Suely Menezes, o percentual de aumento das mensalidades geralmente fica cerca de 1% acima do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) para que possa dar suporte aos projetos didáticos e pedagógicos das escolas. Menezes acredita que, para o ano que vem, o índice deve ficar entre 7% e 8%, mas afirma que o sindicato patronal vai brigar para que o mínimo seja de 8%. Em 2008, segundo o Dieese-PA, o percentual de aumento foi de 5,2%.
Na reunião de definição do percentual devem participar o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado do Pará, ProconPA, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Dieese-PA, União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Pará (Umes-PA).
Na última terça-feira, 18, uma reunião preparatória foi realizada na Sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Segundo o coordenador do Dieese-PA, Roberto Sena, na reunião foram definidas possibilidades de números para uma negociação com o Sinep.
Por lei, os novos valores das mensalidades devem ser informados aos pais em 45 dias antes do início das aulas e durante o ano não o valor não pode passar por aumentos.
Atualmente, mais de 100 escolas são sindicalizadas em todo no Pará, porém, segundo o Sinep, devem existir outras 300 não-sindicalizadas no Estado
.
(Diário)

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.