IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

10/11/2008

CALHA NORTE = RIQUEZA NATURAL

flora ribeirinha Diversidade da Calha Norte surpreende biólogos no Pará
A maior série de expedições biológicas conduzida nos últimos anos na Amazônia está descobrindo uma riqueza natural inesperada na chamada Calha Norte-- uma região cobiçada por mineradoras, madeireiras e pelo setor hidrelétrico.
A surpresa com a biodiversidade da faixa de terra ao norte do rio Amazonas, nos limites do Pará, começou a ficar clara nos últimos meses, com um levantamento que Estado articulou após criar cinco unidades de conservação em 2006.
A área pertence ao mesmo centro de endemismo (macrorregião ecológica) do Suriname e da Guiana Francesa, e sua fauna e flora é mais parecida com a desses países do que com o resto da Amazônia brasileira.
Vista do helicóptero a área é um grande manto verde homogêneo, mas ao explorá-la por terra é possível ver paisagens bens diferentes, que variam entre florestas abertas em cumes de morros, bambuzais, zonas dominadas por palmeiras e, perto dos rios e igarapés, as áreas de alagamento sazonal.
"A gente está vendo agora que as áreas mais importantes para conservação são exatamente os ambientes que oferecem essa quebra na homogeneidade que a terra firme tem", diz Aleixo. Um passo importante para a preservação da região já foi dado quando o governo do Pará criou cinco unidades de conservação novas. Em algumas delas, a exploração de recursos naturais será permitida de forma limitada, mas ninguém sabe ainda como distribuir os espaços.
O que vai definir isso são os chamados planos de manejo, e o levantamento biológico que está sendo feito agora visa justamente subsidiar o trabalho.
A riqueza natural da Calha Norte está ficando clara antes mesmo de o levantamento terminar -algo que requer uma análise cuidadosa dos espécimes coletados, levados ao Museu Goeldi. O grupo de especialistas em répteis já identificou uma espécie nova de cobra-cega, também conhecida como cobra-de-duas-cabeças.
Uma das "jóias" coletadas pelo grupo na Calha Norte é justamente uma pteridófita --a avenca Adiantum multisorum-- que nunca havia sido fotografada, os únicos registros existentes eram textos e desenhos datados do século 18.

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.