IMPOSTOMETRO

**********FRASES E PENSAMENTOS**********

...DEPOIS DO GOv. PASSADO MUITAS PESSOAS E EMPRESAS PASSARAM A ENCARAR, NUMA BOA, O ROUBO E FALCATRUAS COMO MAIS UMA ESTRATÉGIA PARA GERAÇÃO DE LUCRO.

********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

27/10/2008

ABSTENÇÕES = NÃO SERIA POR DESCRÉDITO DOS CANDIDATOS?

Ayres Britto: alto índice de abstenção nos Estados é 'preocupante'
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, admitiu nesta segunda-feira (27/10) que ficou preocupado com a quantidade de eleitores que faltaram no segundo turno da eleição municipal, principalmente no Rio de Janeiro. De acordo com informações da Corte, o índice nacional de abstenção ontem foi de 18,09%. Na capital fluminense, em São Luís (MA) e em Anápolis (GO) o porcentual de faltantes ultrapassou os 20%. "Eu digo que é preocupante, que o índice é alto", afirmou.
Especificamente no Rio de Janeiro, que teve uma abstenção de 20 25%, Ayres Britto comentou o fato de o feriado do Dia dos Servidores ter sido antecipado para hoje, o que garantiu a uma parcela dos eleitores cariocas uma folga estendida. "A gente aprende com os fatos. Li que talvez a antecipação do feriado possa ter contribuído para a diminuição dos que compareceram", disse. Segundo ele, esse episódio levará a Justiça Eleitoral a refletir nas próximas eleições sobre a conveniência de se antecipar novamente a folga dos servidores.
O município de São Luís foi o campeão de faltas, com 21,28% de abstenção. Em segundo lugar ficou Anápolis, com 21,18%. Apesar dos altos índices, Ayres Britto afirmou que historicamente o porcentual médio de faltas em eleições tem sido de 17%. Por esse ângulo, ele avaliou que o segundo turno de 2008 "não foi melhor nem pior do que as outras eleições".

Nenhum comentário:

Busca no blog

Digite a palavra aqui.